onkeydown='return checartecla(event)'>

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A CERTEZA DA SALVAÇÃO - I



"Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou". Romanos 8:29-30

    Vou compartilhar uma série de palavras sobre a Visão dos Vencedores. E irei começar com um assunto que é fundamental para a vida cristã que é A CERTEZA DA SALVAÇÃO!
     Hoje em dia falar sobre isso em alguns lugares é quase motivo de briga. Isso, porque, no meio evangélico o ensino quase generalizado, é que a salvação depende do esforço do homem. Todavia, nós cremos com os reformadores e como a Bíblia atesta, que a salvação é eterna, e uma vez salvo é impossível ao crente perder essa salvação.
                Vejamos pois, algumas provas bíblicas, práticas e espirituais, de que um filho de Deus não pode perder a salvação:

A primeira prova é...
 A GRAÇA E O AMOR DE DEUS
   Todos nós sabemos que a salvação é pela graça. É um dom ou presente de Deus. Nossos méritos e nossas obras não têm absolutamente nada a ver com isso. Isso está claro na Palavra de Deus, em Romanos 6.23 e Efésios 2.8,9.
    A Bíblia diz claramente que a salvação é um dom ou presente de Deus. Portanto, se a vida eterna nos foi dada de graça então ela não pode ser reclamada de volta, assim jamais perdemos a salvação, a vida eterna. O que Deus deu, Deus não pega de volta.
    Além do mais, se quando nós éramos pecadores Deus nos amou ao ponto de nos dar a vida de seu Filho, seria possível Deus rejeitar alguém depois de convertido que se tornou fraco ou inconstante? O amor de Deus não muda e a sua graça também não. João 3.16

A segunda prova da salvação é que...
 DEUS PLANEJOU SALVAR-NOS
    A salvação de Deus não foi um acidente, mas um ato planejado e proposital. A salvação foi planejada há muito tempo com um plano definido. Romanos 8.29,30
   A nossa história com Deus não começa no dia da conversão quando fomos justificados, mas começa na presciência de Deus. Se perdêssemos a nossa salvação seria o caso de questionar a onisciência de Deus. Se ele sabia que seríamos salvos, como não sermos agora? Além disso, tudo o que Deus começou ele irá até o final: Filipenses 1.6
·         Por isso, nós podemos dizer que a salvação é terna. Que um crente pode ter certeza da salvação. Que uma vez salvo você é salvo eternamente. Porque Deus começou a obra ele mesmo é quem  vai concluir.

A terceira prova da salvação é que...
FOMOS FEITOS FILHOS DE DEUS
    A salvação que você tem não é simplesmente o livramento do inferno. A Salvação envolve o novo nascimento; João 1.12; I João 5.1
    Quando um pecador crê no Senhor Jesus ele é salvo e Deus lhe dá uma nova vida. Ele nasce de novo. Isso significa que ele se torna filho. E uma vez que ele se torna filho, mesmo que ele seja um filho desobediente, mesmo que esse filho venha a envergonhar seu pai, ele nunca deixará de ser filho.
·         Isso não significa que esse filho não possa ser disciplinado se ele fizer coisas erradas. Mas uma vez que ele se tornou filho, será filho para sempre. Se você é filho, é bom ter temor do seu pai. Porque uma hora a vara pode vir. Mas nunca deixa de ser filho.

A quarta prova da certeza da salvação é que...
SOMOS MEMBROS DE CRISTO
   Quando fomos salvos não fomos apenas regenerados, mas nos tornamos um espírito com o Senhor (I Cor. 6:17). Além disso nos tornamos membros do seu corpo. I Co. 12.27; I Co. 6.16.
    Quando um pecador se converte ele não apenas recebe a regeneração e a vida eterna, mas se torna unido ao corpo de Cristo para se tornar um membro de Cristo.  Se fosse possível agora perecermos isso significa que o corpo de Cristo seria mutilado. Este corpo teria um dedo a menos, a metade de um nariz, faltaria uma perna a assim por diante. Mas isso, não pode acontecer, porque o Senhor apresentará a Deus um corpo sem defeito algum: Efésios 5.25-27.
·          Assim um membro do corpo não pode se perder jamais. Uma vez salvo, salvo para sempre.
·          Mesmo que ele tenha que disciplinar, mesmo que ele tenha que nos tratar, mas ele vai nos levar até o final. Jesus vai apresentar o corpo a Deus com todos os seus membros! Assim, nenhum membro do corpo se perderá! 

A quarta prova da certeza da salvação é que...
 SOMOS CASA ESPIRITUAL DE DEUS
    Quando os cristãos individuais se reúnem eles se tornam um templo. Todo cristão é como uma pedra nesse edifício e o Senhor Jesus é o alicerce. Ele é fundamento, uma grande pedra e nós somos pequenas pedras edificadas sobre ele. I Pe.2.5
    Se houvesse possibilidade de um crente perder a salvação, então a casa de Deus teria uma aparência mais desagradável do que uma casa velha. Pois num instante uma pedra seria retirada e no momento seguinte seria recolocada, assim as paredes estariam cheias de buracos.
·         Deus é um planejador e arquiteto e ele já separou o material para a edificação de sua casa. Nem uma pedra escolhida será perdida. Portanto, não é possível Deus descartar você.

Pr Ricardo Guimarães 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário