onkeydown='return checartecla(event)'>

sábado, 28 de setembro de 2013

CERTEZA DA SALVAÇÃO - III

EFÉSIOS 2: 8-9


      
      A Salvação eterna é um assunto extremamente importante, porque desse entendimento depende a qualidade de vida cristã que temos. Nesse dias, temos estudado sobre DEZ PROVAS BÍBLICAS ESPIRITUAIS E PRÁTICAS DE QUE A SALVAÇÃO É ETERNA.Ou seja, UMA VEZ SALVO, SALVO PARA SEMPRE!
                Na semana passada, nós vimos a sexta prova de que o crente não perde a salvação: O Espírito Santo é nosso selo penhor. Nós vimos em Efésios 1.13,14 que o selo fala de três coisas:
a)                  O Selo Fala de Propriedade: Assim como  o boi é marcado com ferro quente, nós fomos marcados pelo fogo do Espírito Santo. E uma vez marcados, não tem como tirar mais a marca. E essa marca fala de que pertencemos a Deus. O Espírito, portanto, é a nossa marca.
b)                  O Selo Fala de Autenticidade: Romanos 8.9 afirma que “aquele que não possui o Espírito de Deus esse tal não é dele.” O Espírito é um selo que fala da autenticidade de que somos filhos de Deus.
c)                   O Selo Fala de Garantia: O selo é a garantia de que a obra de Deus será concluída em nossa vida. Ele é o cheque calção, ele é o penhor. Sabemos que Fp. 1.6 se cumprirá em nossa vida, porque como garantia o Senhor nos deu o seu Espírito.
Então nós já vimos até aqui seis provas de que o crente não perde a salvação. Vamos repeti-las:
I. A Graça e o Amor de Deus – Rm. 6.23;  II. Deus Planejou Salvar-nos – Rm. 8.29,30; III. Fomos Feitos Filhos de Deus – João 1.1; IV. Somos Membros de Cristo – I Co. 12.27; V. Somos Casa Espiritual de Deus – I Pe. 2.5; VI. O Espírito Santo é o Nosso Selo e Penhor – Ef. 1.13,14

Então veremos mais quatro provas de que o crente não perde a salvação, a saber:

VII -  NÓS SOMOS UM PRESENTE DADO POR DEUS A JESUS – Jo.17.6
   Nós somos um presente de Deus a seu Filho. Ou seja, todo aquele que crê foi dado por Deus como presente a Jesus. Qual a implicação prática disso?
    Se depois de termos sido dados como presente viéssemos a nos perder isso poderia significar que o Senhor Jesus não foi cuidadoso com aquilo que recebeu. Se o presente vem a se perder a culpa é do presente ou do presenteado? Assim, se nós nos perdêssemos a culpa seria de Jesus que não soube cuidar.  Portanto, não é você que se preserva. É outro que preserva você: Jo.17.12; Jo. 6.37. Jo.10.29.
* Por isso o crente não perde a salvação. Se perder, é porque nunca teve.  Essa história de que fulano deixou de ser crente, não existe. Largou de ser membro de igreja. Ser membro de igreja somente não salva ninguém.  Frequentar culto, não salva ninguém.
* O prédio não tem poder de mudar ninguém, assim como a garagem não tem o poder de mudar o carro. Você não coloca um fusca na garagem e sai de lá com uma BMW, mesmo que aquela garagem seja um lugar de oração.  O prédio não salva!
* Se a pessoa estava no meio dos salvos e depois saiu e viveu uma vida desregrada e morreu nos braços do diabo, é porque esta pessoa nunca teve a salvação.
* Se eu consigo perder a minha salvação pelas obras ruins, ENTÃO EU CONSIGO MANTER MINHA SALVAÇÃO com as obras boas. Assim, a salvação já não pela graça imerecida, mas sim pelas obras boas. Aniquilando todo o trabalho de Jesus na cruz para nos salvar.
* A bíblia diz em efésios 2, que a salvação é um presente de Deus, e nós fomos criados "salvos" para as boas obras.

VIII -  O SENHOR JESUS É O NOSSO SUMO SACERDOTE – Hb.7.25
   Sem o Senhor como salvador estaríamos perdidos e sem esperança, mas sem o Senhor como intercessor nunca perseveraríamos.
  Nossa salvação somente pode ser mantida porque o Senhor Jesus é o sumo sacerdote diante de Deus. Podemos continuar salvos somente porque Ele está orando por nós. Hb.7.25
·       Qual o propósito de sua oração por nós? Ele ora para Deus conservar-nos e proteger-nos a fim de sermos como Ele, sermos separados do mundo e sermos um. O Pai sempre o ouve. Assim Deus o está ouvindo hoje e podemos ter certeza de que somos guardados.
* Não é a nossa oração que nos mantém salvos, é a oração do Senhor Jesus. E uma vez que ele intercede continuamente podemos ter segurança que jamais pereceremos.

IX -É DEUS QUEM NOS GUARDA – I Pe.1.5
   Nossa salvação não depende meramente do nosso crer, ela depende também da capacidade de Deus nos guardar.  
   Somos nós quem seguramos em Deus ou é Deus quem nos segura? Ser guardado pelo poder de Deus significa que caso eu me perdesse a culpa não seria minha, mas de Deus. É irreverência pensar algo assim, por isso jamais podemos perder a salvação. II Tm.1.12.
  Como Deus nos guarda? Ele nos guarda ocultando a nossa vida juntamente com a de Cristo. – Cl.3.3
·       O que Deus esconde o Diabo não pode achar. O lugar onde Deus nos escondeu é refúgio seguro. Nós estamos em Cristo!
X -  AS PROMESSAS DE DEUS – Jo. 5,24; 10.28-30
   Uma vez que uma pessoa é salva pela graça ninguém mais pode lançá-la fora. E para que pudéssemos ter segurança disso o Senhor nos fez promessas de que nunca nos perderemos. Jo.5.24; Jo.10.28-30.
    Ele diz que já  passou. Não vai passar quando morrer. Já passou. Por isso não tem como a morte ter o poder sobre ele novamente.
·  Portanto, nada nem ninguém poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor: - Rm.8.31-39
·  O Diabo sabe que o crente que tem convicção de sua salvação ele não pode atormentá-lo com pensamentos de dúvidas. Por isso, ele tenta desqualificar essa tão grande salvação que Deus nos deu.


·  Mas hoje, nós vamos declarar: nada nem ninguém me separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor! 

Pr Ricardo Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário