onkeydown='return checartecla(event)'>

sábado, 28 de setembro de 2013

A DISCIPLINA NO REINO - III

Mateus 5: 21-26

         Sabemos que o irmão ofendido precisa liberar perdão. Na parábola do credor incompassivo, nós vimos que a nossa dívida com Deus era incomparavelmente maior do que a dívida do nosso irmão para conosco. Todavia, Deus nos perdoou. Aprendemos que perdoar é uma questão de vontade e  que a nossa falta de perdão entristece os irmãos.
 Além disso, nós vimos que o servo que não perdoou foi recolhido na prisão e foi punido pelo Senhor. E assim como aconteceu com aquele servo todo cristão está sujeito à disciplina no reino se de coração não liberar perdão. Sabendo que o juízo será sem misericórdia para aquele que não soube usar de misericórdia nesse tempo.  
  Até porque o padrão de Deus é não se ofender. O perdão é a segunda chance na vida do crente que ainda não atingiu a maturidade espiritual.
     Vamos analisar o IRMÃO OFENSOR. É fato que muitas vezes querendo ou não ofendemos aos irmãos. E o que devemos fazer quando isso acontece? Qual deve ser a nossa atitude?
                Vamos ler Mateus 5.21-26 e vejamos o que esse texto pode nos ensinar:

Em primeiro lugar que…
 ESSA ADVERTÊNCIA É PARA OS CRENTES: Mt.5.21,22
 No início do capítulo cinco, lemos que o Senhor Jesus viu a multidão, contudo Ele não ensinou à multidão, mas aos discípulos (v. 1). O Sermão no Monte é para os discípulos. Esse texto foi escrito para pessoas que já seguem a Jesus!
Veja o que o Senhor diz:  “quem se irar sem motivo contra o seu irmão…”.  Se ele está falando de irmãos, ele está referindo-se a dois cristãos.
·      Portanto, aquele que insulta a outro, no versículo 22, é um irmão. O insulto dele foi chamar o outro irmão de "Raca", que quer dizer "bom-para-nada" ou tolo. Quando alguém chama seu irmão dessa forma, ele fica sujeito à disciplina no reino.

Em segundo lugar…
 QUAL DEVE SER A ATITUDE DO OFENSOR: Mt.5.23
                Muitas vezes você vem trazer uma oferta ao Senhor. Oferta de louvor, oferta de oração, oferta de adoração e até mesmo oferta de dinheiro. E nesse hora, o Espírito pode lembrar a você, que alguém sentiu-se ofendido por você. O Que se deve fazer nessa hora?(V.23)
    * Observe, que o texto não fala de você está aborrecido com o irmão, mas de você se lembrar que um irmão está aborrecido com você! Nesse caso, você tem que deixar a sua oferta no altar e procura o irmão e depois de resolvido volta.
           *  Tem gente que apesar de ter ofendido, continua trazendo oferta ao Senhor, sem nenhuma atitude de arrependimento. Tem outros, que já assumem uma atitude oposta:  “eu não vou ofertar, porque eu estou chateado  e Deus não aceita”.
*  Mas, o que o Senhor   Deus está dizendo é que você pode ofertar, você pode orar, você pode adorar, mas você antes tem que resolver o problema!

Em terceiro lugar…
NOSSO TEMPO PARA RECONCILIAR É HOJE: Mt.5.25
Quem é o adversário? É o irmãos que você ofendeu ou insultou. E o que significa estar a caminho? Estar a caminho significa que ambos estão vivos. Enquanto ele está vivo é sua chance de resolver… Você não deveria brincar com isso!
Porque o irmão ofendido, pode morrer… Pode ser que você deixe para a semana que vem. E antes disso, seu irmão morre… Agora você estará com um problema…  Agora, não tem mais como resolver! 
           * Seu irmão é quem se queixa, e você é o réu. Se ele partir sem você  resolver a questão ele o levará ao tribunal.

Em quarto  lugar o texto nos adverte…
QUE TUDO O QUE NÃO FOR RESOLVIDO AQUI SERÁ RESOLVIDO NO TRIBUNAL: Mt.5.25
"Para que o adversário não te entregue ao juiz", o juiz é o Senhor Jesus; "o juiz ao oficial de justiça", o oficial de justiça é o anjo; "e sejas recolhido à prisão." Isso nos mostra claramente que um irmão que tenha ofendido a outro irmão e não tenha resolvido sofrerá uma punição muito severa na ocasião do reino.
        A Palavra de Deus não é completamente clara como será a disciplina. Mas em alguns textos as ilustrações usadas para descrever essa punição no tempo do reino, são ilustrações muito sérias e muito severas. O Senhor fala de passar pelo fogo, fala de entregar aos verdugos. E nessa ilustração Deus fala de ser lançado na prisão até pagar o ultimo centavo.
· Se o crente se recusar a consertar o seu pecado, se quebrantar, se humilhar hoje, de pedir perdão, ele  pode estar sujeito a essa disciplina. "Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo.(26)"

COMPARTILHE

1)     Quando você era criança e brigava com seus irmãos ou primos, como seus pais costumavam resolver  a questão? 
2)     O que você aconselharia a alguém que vive irritando e por isso ofende outras pessoas até sem motivo?   
3)   Você tem conhecimento de alguém que está sentindo-se ofendido por você? O que você pretende fazer?



Nenhum comentário:

Postar um comentário