Witness Lee (Chefoo, 1905 — Anaheim, 9 de Junho de 1997) nasceu em Chefoo, Província de Shandong, na China, em 1905. Se tornou um cristão em 1925 e mais tarde sofreu influência do cristão chinês Watchman Nee. Witness Lee mudou-se para Xangai alguns anos depois para trabalhar com Nee. Em 1933, Lee transformou-se num cooperador de tempo integral de Watchman Nee. Na década de 40, como o Comunismo estava avançando na China, Witness Lee foi mandado por Watchman Nee para Taiwan para continuar o ministério de Nee ali. Durante os anos 50, ele trabalhou com Theodore Austin-Sparks, com quem teve conferências em Taiwan em 1955 e 1957.
Em 1948, Lee estendeu o ministério de Taiwan até cidades na Malásia e na Indonésia. Em 1950, o ministério chegou em Manila, em 1957 foi a vez do Japão, em 1958 foi a vez dos Estados Unidos e um ano depois o ministério chegava ao Brasil. Mais tarde, em 1963 o ministério de Lee chegou ao Canadá, em 1965 na Coréia do Sul, em 1970 na Nova Zelândia e Austrália, na Alemanha e na Nigéria em 1971 e em Gana no ano de 1972.
Segundo o testemunho defendido por Witness Lee e Watchman Nee, Deus estaria restaurando suas verdades que durante os anos foram perdidas ou deturpadas e esta restauração começou através de Martinho Lutero e os reformistas e continuou através de Madame Guyon, Conde Zinzendorf, John Nelson Darby, os Irmãos Unidos da Inglaterra, Watchman Nee e ele mesmo. Ele acreditava que uns das principais razões que Deus levantara ele e Watchman Nee foi para restaurar a unidade de todos os crentes em Cristo, e a expressão prática dessa unidade, seria através da prática das igrejas locais (ex.: Igreja em Los Angeles, Igreja em Corinto, etc.) e qualquer igreja fundada fora da base da localidade seria uma facção, uma divisão.
Lee visitou os Estados Unidos em 1958 e 1960. Ele começou a reunir-se com um número de crentes em Los Angeles, San Francisco e Nova Iorque. Em 1962, Witness Lee retornou aos Estados Unidos e fixou sua residência, ajudando mais ainda o estabelecimento da igreja local em Los Angeles. Ele estabeleceu em 1965, a Stream Publishers que depois tornou-se a Living Stream Ministry, em Anaheim, Califórnia que foi um veículo de circulação das mensagens gravadas por ele e por Watchman Nee. Ele ministrou várias conferências, principalmente nos EUA e na Ásia. Witness Lee morreu em 1997, na cidade de Anaheim, sul de Los Angeles, Califórnia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário